em

Aquele texto sobre se encaixar

Você nunca vai se encaixar de verdade, e deveria ficar feliz com isso, a frase pode parecer um pouco confusa, já que desde pequeno ouvimos que em algum momento vamos nos encaixar na sociedade. Mas vou lhe explicar.

Principalmente quando entramos na adolescência, temos um constante sentimento de não nos encaixarmos no mundo. E sempre ouvimos a mesma coisa “uma hora isso passa, uma hora você acha sua turma, vai se encaixar”.

O tempo passa, e muitas pessoas sentem como se tivessem se encaixado, seja por encontrar o trabalho que ama, o hobbie que lhe diverte e parece lhe completar, e a pior dos “encaixes”, alguns se vêem encaixados em 100%.

Mas se lutamos tanto pra nos encaixarmos, é difícil você entender o porque de ser bom não se encaixar. Mas na verdade não é difícil.

Pense bem, quando as pessoas falam em se encaixar, querem falar em se ver identificado por completo por um grupo ideológico. Mas você acha mesmo que todos que defendem a direita são cristãos, todos os esquerdistas são drogados e todos liberalistas são ateus?

Buscando nos encaixar, nos forçamos a moldes que não nos representam de fato. Abrimos mão de quem realmente somos, só para pertencer a um grupo.

Lutamos tanto para fazermos parte de um grupo, que quando entramos nele, fazemos de tudo para convencer o mundo inteiro que ele é o melhor, que é o certo. Mesmo que precisemos ignorar nossa razão e bom senso.

Se você pensou em discussões políticas ou de gêneros musicais, não está errado esse sentimento de que devemos pertencer à um grupo, devemos nos encaixar perfeitamente em algum lugar.

A verdade é que temos que parar de tentar agir como se fossemos uma peça de quebra-cabeça que ainda não achou seu lugar, e nos vermos como uma folha de papel. Perceber que que temos um potencial para sermos muitas coisas, e mesmo depois de já sermos algo, podemos ser outras, ao mesmo tempo ou não.

Você está disposto a se quebrar e se remodelar só pra se encaixar?

Lembre-se, as peças de Tetris que se encaixam, somem.

Avatar photo

Escrito por Juan Macial

Fundador do Diário Jovem e da Pardal Criativo.
Atuou como editor e designer em diversos projetos como Noiando, Ipaumirim.com, Rede Balada, IP Animes e PlayZone.
Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas pela Estácio e Marketing pela Cesumar.