Cada ano que passa a data se consolida como uma das mais importantes para o comércio brasileiro. É muito comum ouvir desde o meio de outubro amigos dizendo “vou esperar para comprar na Black Friday “.
Mas para não cair na fria das Black Fraudes, vou listar algumas dicas pra você se dar bem nas promoções da última sexta de novembro.
Estabeleça um limite
Antes de pensar em fazer qualquer compra, é necessário analisar seu orçamento e ver qual a sua real condição financeira. E na Black Friday não é diferente, avalie suas finanças e saiba exatamente qual o limite que você pode gastar.
Não adianta de nada satisfazer todos os seus desejos de consumo momentâneos e fazer dívidas que você não poderá pagar, não é mesmo?
Lembre-se sempre: compra inteligente é aquela que não pesa ou não pesará no seu bolso
Planeje e liste o que mais deseja
Comece separando os produtos por níveis de prioridade.
Primeiro, aqueles que você realmente precisa, depois passe para os produtos que você deseja, mas que não são tão necessários e, por último, os presentes.
Com a lista em mãos é mais fácil procurar os produtos importantes e não se perder em meio a um mundo de descontos.
Complete a lista que você criou anteriormente com alguns produtos semelhantes aos que você deseja ou necessita comprar.
Defina produtos semelhantes
Sendo assim, caso algum produto que você queria muito se esgote rapidamente ou não entre em promoção, você já terá listado alguns similares que podem substituí-lo.
Antecipe as compras de Natal
Esse é um bom momento para investir nos presentes e compras natalinas, você pode evitar as filas e não vai acabar deixando as compras para a última hora, quando os preços costumam ficar exorbitantes.
Pense com calma naquilo que você pretende comprar para o Natal (pode não ser o melhor ano para presentear todo mundo que você queira) e coloque na lista. Talvez seja o ano de presentear com barras de chocolate das promoções da Americanas.
Confira se a loja é confiável
Nessa época de promoção surgem muitas lojas de fachada, que parecem confiáveis, mas não são.
Uma boa dica é checar no site Reclame Aqui, ou mesmo no site do Procon, eles listam as lojas e avaliam a reputação delas.
O próprio Google também pode ser seu aliado nessa busca, verifique se algum conhecido já comprou na loja que você está querendo comprar.
Se prevenir nunca é demais!
Use sites de comparação de preços
Não só para achar os melhores preços do dia, mas também ver quanto estavam os preços antes e vê se existe mesmo alguma promoção. Os sites mais conhecidos e usados no Brasil são Zoom e Buscapé. Outra vantagem é que esse tipo de site costuma rankear as lojas em níveis de confiança.
Use cupons de desconto
Agora que você já sabe o que comprar e onde está mais barato, é hora de aplicar um desconto ainda melhor. E assim como os comparadores de preço, esse é um meio que tem muitas opções. Um dos que mais indico por estar sempre atualizado é o Cupom Válido, que concentra descontos das melhores lojas do país.
Agora é só seguir as dicas e aproveitar as promoções. E essas dicas na verdade valem pro ano todo. Vai comprar na web? Pesquisa preço e pega os melhores cupons de descontos. Afinal, pra que pagar mais caro pelo mesmo produto?