O assunto em foco essa semana, no PARÁGRAFO.seguinte é a importância da introdução a leitura na vida dos nossos pequeninos. É fundamental destacar que uma criança não precisar saber ler para ter seu primeiro contato com os livros. Eles precisam brincar, tocar e manusear os livros. O interesse pela leitura pode ser sugerido à criança de forma simples, espontânea e duradoura, sem fazê-lo por exigência ou obrigação, acabando assim por criar o desafeto com a leitura, por parte da criança.
Deve-se ler mais para os filhos e para si próprio.
Os pais tem como dever incentivar o ato da leitura no dia a dia, na idade em que todos os gostos se formam, isto é, na infância. Na prática, quando a criança se acostuma com a leitura, consegue sentir prazer ao conhecer novas histórias, de forma que esse hábito se torna uma forma de entretenimento extremamente eficiente.
Um leitor não nasce, se faz!
Neste sentido, a literatura infantil ou afetiva por si só é um caminho importante que leva a criança a desenvolver imaginação, capacidade de se expressar e a escrever melhor. Trabalhando criatividade, emoção e sentimentos de uma forma prazerosa. Promovendo também, melhorias na capacidade linguísticas e as ajuda a aprimorar suas habilidades comunicativas. Enriquecendo o vocabulário, além de melhorias gramaticais, aprendendo também, de forma mais natural possível às normas padrão da língua e ajuda a construir uma linha lógica de raciocínio e pensamentos.
“Bons livros poderão ser presentes e ser grandes fontes de prazer e conhecimento. Descobrir estes sentimentos desde bebezinhos, poderá ser uma excelente conquista para a vida toda.”
Estamos acostumados a ver as crianças em seus momentos de lazer, brincando com videogames, computadores, aplicativos on-line e outras tecnologias que acabam por não desenvolver de maneira considerativa a capacidade cognitiva dos pequenos. Desta maneira nos esquecendo do valor que os livros possuem também como instrumento de divertimento. O livro deveria ser considerado tão importante quanto uma televisão dentro do lar.
A porcentagem de quem pega um livro para ler para si próprio ou para o seu filho, é consideravelmente mínima, deixando assim, a responsabilidade por conta das escolas. O que em alguns casos, não é algo relevante, levando em consideração o nível de ensino público no país.
Existem dois fatores que despertam o interesse da criança: curiosidade e o exemplo.
Existem livros para todas as idades. Livros que contenham apenas ilustrações, para que os pais indiquem o nome de cada figura, fazendo com que o bebê repita, logo em seguida. Há livros com vocabulários, ou seja, que vão além das figuras. E os livros com textos e lustrações para as crianças que já sabem ler.
Estimule uma criança:
- Desenhe uma história;
- Faça teatro com a criança;
- Brincando de: criança super detetive;
- Invente outro final para uma história já escrita;
- Seja um exemplo de bom leitor. O exemplo é sempre a melhor forma de transmitir o que se quer às crianças. O exemplo fala muito mais do que as palavras.
Se você leu esta matéria e trabalha de uma forma criativa e educacional com seu filho, irmão, sobrinho, vizinho e etc. Compartilhe conosco comentando aqui em baixo.