A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que dá às máquinas a possibilidade de terem conhecimentos através de experiências, e permite que elas se adaptem ao seu meio e desempenhem tarefas quase da mesma maneira que um ser humano faria. A princípio, isso é uma ótima ideia. No entanto, ninguém sabe ao certo até onde essa tecnologia pode nos ajudar ou então ser a nossa ruína.
À medida que as ferramentas vão se desenvolvendo, muitas pessoas têm medo de que elas acabem substituindo os humanos em vários trabalhos. Em alguns lugares do mundo, isso não é uma questão para o futuro. Isso porque essa substituição já está acontecendo no presente.
Apresentadora de IA
Um exemplo disso é a Índia que tem âncoras, que apresentam programas de notícias em canais locais, criados por IA. De acordo com o portal “South China Morning Post (SCMP)”, o primeiro uso desse recurso no país foi feito em abril desse ano, no canal de notícias “Aaj Tak“, do grupo “India Today”, que é uma das maiores empresas de mídia do país. Nesse uso, o chatbot chamado Sana leu os destaques do jornal.
Logo depois que isso foi visto, outros veículos midiáticos fizeram também. Por exemplo, o canal de televisão “Odisha TV”. Eles usaram uma apresentadora chamada Lisa, que também foi criada por IA, para ler as manchetes em odia, que é o idioma local. A apresentadora tem olhos e cabelos escuros, usa um sari e será a apresentadora das notícias tanto para a televisão como nas plataformas digitais da empresa.
Uso
A criação de IA é tão bem feita que se o espectador estiver mais desatento ele pode facilmente confundir Lisa com um ser humano real. Contudo, olhando detalhadamente para ela é possível ver que seu movimento de piscar os olhos é lento e que ela mexe pouco com as mãos. Outro fator é que a voz de Lisa é robótica e em um mono tom. Por isso que ela não consegue dar uma entonação na voz como os jornalistas humanos fazem.
Claro que esse chatbot tem suas limitações de comunicação, mesmo assim, o SCMP diz que por conta de Sana e Lisa falarem mais de um idioma elas podem facilitar o consumo de notícias pelas pessoas na Índia. Até porque, o país tem mais de 20 idiomas oficiais diferentes. No caso de Lisa, ela fala inglês e Odia, já Sana consegue falar 75 idiomas diferentes.
E os jornalistas humanos como ficam? De acordo com o “India Today” e a “Odisha TV”, eles não tem nada com o que se preocuparem. As empresas disseram que as apresentadoras criadas por IA são somente um complemento para os profissionais reais e que eles não são subestimados.
Profissionais
Além da Índia, outro país também já usou uma apresentadora criada por IA. No fim de 2020, milhões de telespectadores em toda a Coreia do Sul estavam assistindo ao canal MBN para acompanhar as notícias e tudo parecia normal com a apresentadora Kim Joo-Ha lendo as manchetes do dia. Contudo, a transmissão do jornal não era tão normal assim. Isso porque a apresentadora não estava de fato lá. Ela tinha sido substituída por uma versão deepfake de si mesma.
A versão gerada por computador refletia perfeitamente sua voz, gestos e expressões faciais. Antes da transmissão, todos os espectadores já tinham sido informados do que iria acontecer. Segundo a imprensa sul-coreana, a reação foi bem variada.
Algumas pessoas ficaram impressionadas com o quão realista a versão deepfake era. Já outras disseram que se preocupavam que a verdadeira apresentadora pudesse perder o seu emprego.
O canal MBN disse que usará a versão criada por IA para algumas notícias de última hora. Além disso, a Moneybrain, empresa sul-coreana que fez a tecnologia para a criação desse depfake, disse que estava procurando outros compradores tanto na China como nos EUA.
Via: Fatos Desonhecidos Fonte: CNN,BBC