em

Corredora perde o 3° lugar após GPS revelar que ela usou um carro

Em uma reviravolta surpreendente, a atleta recordista Joasia Zakrzewski foi desclassificada da corrida de 80 quilômetros de Manchester a Liverpool, na Inglaterra.

Os organizadores da corrida descobriram que ela usou parcialmente um carro para completar o evento, obtendo uma vantagem injusta. Zakrzewski, que inicialmente terminou em terceiro lugar no dia 7 de abril, teve sua performance questionada quando os dados de rastreamento por GPS revelaram uma anormalidade em seu tempo de corrida.

Os organizadores utilizaram dados de mapeamento GPX, que mostraram que, durante uma seção da corrida, Zakrzewski percorreu uma distância de 1,6 quilômetros em apenas 1 minuto e 40 segundos. Esse tempo é significativamente mais rápido do que o atual recorde mundial para 1 quilometro, que é de 3:43.13.

Após analisar os dados e coletar declarações da equipe do evento, outros competidores e da própria Zakrzewski, o diretor da corrida, Wayne Drinkwater, confirmou sua desclassificação.

Um amigo da corredora, Adrian Stott, falou com a BBC e revelou que Zakrzewski estava se sentindo mal e cansada durante a corrida, levando-a a cogitar a desistência. Stott acrescentou que ela cooperou totalmente com a investigação e forneceu um relato completo do incidente, expressando sincero arrependimento por qualquer transtorno causado.

Como resultado da desclassificação, o terceiro lugar foi concedido a Mel Sykes, que completou a corrida em um tempo de 7:32:58. Os organizadores da corrida recorreram ao Facebook para elogiar a performance de Sykes e pedir desculpas pelo atraso em corrigir sua posição. Eles também agradeceram a ela por sua paciência e compreensão durante o processo.

As informações são do Sky News.

Escrito por Juan Macial

Fundador do Diário Jovem e da Pardal Criativo.
Atuou como editor e designer em diversos projetos como Noiando, Ipaumirim.com, Rede Balada, IP Animes e PlayZone.
Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas pela Estácio e Marketing pela Cesumar.