“Como o espelho sabe que está lá?”
Infelizmente, essa é uma pergunta que tem sido feita com muita frequência na internet recentemente, mas para cada pessoa confusa com espelhos, há uma dúzia de outras zombando de suas teorias.
Já se olhou no espelho? Sim? Então, provavelmente, você já sabe que a imagem nele nem sempre é a mesma.
Mas, apesar de a maioria de nós conviver com esse conhecimento todos os dias, questões sobre reflexos viralizaram no TikTok. As pessoas usam vários objetos colocados atrás de um pedaço de papel para sugerir que os espelhos podem ter muito mais acontecendo do que sabemos.
Uma pessoa usou um cristal para demonstrar o “fenômeno”, outra usou uma tomada e outra até usou um ovo, mas todos perguntavam a mesma coisa: “Como o espelho sabe que o objeto está lá, quando há um pedaço de papel bloqueando-o?”
Os confusos colocaram suas câmeras ao lado dos espelhos para provar que eles ainda conseguiam refletir o objeto “escondido”, levando um deles a propor a existência de um “mundo espelhado”.
“E se os espelhos não forem o que pensamos”, acrescentaram no post, que desde então foi compartilhado e totalmente desmontado no Reddit.
“Claramente, há muito pouco pensamento acontecendo aqui”, escreveu uma pessoa depois de assistir ao vídeo, enquanto outra comentou: “Se isso não é trollagem, então a humanidade está condenada”.
Outro espectador perplexo escreveu: “Não acredito que eles são tão velhos e chamaram de ‘mundo espelhado’ sem ironia.”
A verdade é que a explicação de por que o objeto ainda é visível não é tão difícil de entender.
Tudo tem a ver com perspectiva e reflexão da luz. O espelho não tem ideia do que está refletindo porque não tem um cérebro (não acredito que precisei digitar isso).
Em vez disso, ele apenas reflete a luz que chega, e a cena muda dependendo da perspectiva que você está olhando.
A luz não atinge o espelho em um único feixe – ela vem de todos os lados, em todos os ângulos, e parte da luz que reflete no objeto “escondido” ainda consegue atingir o espelho pela borda do papel.
Como a TikToker e astrofísica Drª Sara explica, quanto mais luz bloqueando o objeto, menos visível ele será.
Então, é isso – posso garantir que não há um mundo espelhado, mas é divertido imaginar que possa haver. Ou talvez aterrorizante seja uma palavra melhor?