em ,

5 benefícios de sorrir segundo a psicologia

Pesquisadores já foram capazes de identificar: quem sorri, seja de maneira espontânea, seja intencionalmente, pode ver reflexos do ato em sua saúde mental e física. Ainda que algumas pessoas creiam que o sorriso é apenas aquela reação involuntária a algo que tenha lhe trazido alegria, ele, na realidade, pode ser uma escolha feita pelo indivíduo de maneira consciente.

O assunto é tão importante que motivou a criação do “Dia Mundial do Sorriso”, em 1999, em homenagem ao ilustrador responsável pelo desenho da “carinha feliz”, também conhecida como “smiley”. Segundo pesquisadores, existem três tipos principais de sorrisos (recompensa, afiliação e dominância), e todos eles podem ser benéficos a você. Confira alguns exemplos.

1. Alívio no estresse

Entre os benefícios que sorrir pode trazer à vida das pessoas, o alívio do estresse é um dos principais. E as vantagens não são apenas para quem está sorrindo, digamos, de modo sincero.

Um estudo conduzido por pesquisadores da Associations for Psychological Science demonstrou que manipular expressões faciais positivas traz efeitos para as respostas cardiovasculares e afetivas relacionadas ao estresse.

Os participantes que sorriram, seja de modo consciente ou inconsciente, tiveram batimentos cardíacos mais baixos e se recuperaram mais rapidamente de situações estressantes do que quem permaneceu com expressão neutra.

2. Sorrir fortalece o sistema imunológico

Quem também é beneficiado pelos sorrisos é o seu sistema imunológico. Em um artigo de 2014 publicado na revista Biochemical Pharmacology, pesquisadores italianos mostraram que nossas emoções e sentimentos têm impacto significativo no bem-estar físico, influenciando até como nosso sistema imunológico responde.

No artigo, os cientistas defenderam que terapias direcionadas ao humor auxiliam o organismo a oferecer respostas aos tratamentos medicamentosos, em especial pela produção de substâncias em virtude da melhora do humor. E vale até mesmo para gripes e resfriados, conforme os autores.

3. Sorrir prolonga a vida

Em um estudo conduzido e publicado em 2011, pesquisadores compartilharam os resultados de investigação da relação entre o bem-estar oriundo de emoções positivas e otimismo com boa saúde e longevidade.

No artigo, a dupla de cientistas envolvidos no estudo demonstrou que pessoas saudáveis que sorriem conseguem fazer com que sua saúde seja afetada positivamente, levando ao aumento da longevidade.

Existem pesquisas que tentam aferir o tamanho do efeito e os tipos de benefícios trazidos à saúde, já que se sabe, atualmente, que excitação intensa ou estados maníacos podem ser prejudiciais.

4. Auxilia na redução da pressão arterial

Imagine estar em um pico de pressão alta e conseguir controlar a situação através do riso. Ainda que não seja exatamente assim que funciona, o pesquisador William B. Strean, da Universidade de Alberta, explicou, em artigo publicado na Canadian Family Physician, que rir aumenta a frequência cardíaca e respiratória, além do consumo de oxigênio.

Esse acréscimo é seguido de um relaxamento muscular, que diminui a frequência cardíaca e respiratória, levado à diminuição da pressão arterial. Estudos ainda estão sendo conduzidos para determinar de maneira clara como ocorre a redução da pressão sanguínea, mas se você tiver um monitor em casa pode fazer o teste para perceber a diferença.

5. Sorrir contagia as pessoas à sua volta

A poesia já falou que o riso é contagioso, capaz de iluminar os ambientes mais pálidos. Pois saiba que isso não é coisa apenas de poetas, mas carrega em si um boa pitada de verdade. Quando observamos uma expressão facial carregada de emoção, nosso inconsciente tende a imitá-la.

Na prática, segundo os pesquisadores do departamento de Psicologia da Universidade da Virginia, que elaboraram o artigo publicado na revista científica Trends in Cognitive Sciences, as emoções também são respostas aos sentimentos expressivos, comportamentais, fisiológicos e subjetivos. Como diz o ditado: quem quer rir, tem que fazer rir.

Escrito por Juan Macial

Fundador do Diário Jovem e da Pardal Criativo.
Atuou como editor e designer em diversos projetos como Noiando, Ipaumirim.com, Rede Balada, IP Animes e PlayZone.
Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas pela Estácio e Marketing pela Cesumar.