Clientes de cartão de crédito possuem, em média, três plásticos no bolso.
Clientes de cartão de crédito possuem, em média, três no bolso. De acordo com a Cartões Itaú, existem 93 milhões de unidades circulando pelo País espalhados para 31 milhões de brasileiros.
“O que leva a pessoa a ter três plásticos no bolso são as seguintes premissas: datas para pagamento da fatura, diferentes bandeiras e promoções”, explicou o diretor de Marketing da empresa, Fernando Chacon. “Assim escolhe-se qual deles usar de acordo com sua necessidade do momento”, adicionou.
Vencimento x Aceitação
Dessa maneira, o comprador utiliza o cartão de acordo com sua conveniência, seja para ter mais tempo para pagar a fatura com a compra de determinado produto, conforme o vencimento da fatura, seja pelo próprio alcance de sua bandeira.
Além disso, existem alguns programas de benefícios que determinadas operadoras oferecem: algumas garantem milhas, outras, regalias, caso as compras sejam efetuadas em determinado valor, etc.
Distribuição
Segundo Chacon, quanto maior a renda, maior o número de plásticos que a pessoa possui. Da mesma forma, a baixa renda costuma ter menos cartões no bolso.
De qualquer forma, 62 milhões de cartões estão com as pessoas com renda de até R$ 1.499 mensais, enquanto os demais 30 milhões ficam com as demais faixas de renda.