em

6 Coisas que você não deveria proibir as crianças de fazerem

As crianças estão em pleno desenvolvimento humano. Todos os dias elas descobrem coisas que acabam interferindo em seus atos para o resto da vida. A melhor forma de aprender, é fazendo, estando errado ou não. Então cuidado ao proibir seus filhos de fazer coisas que ele já consegue só por porque é mais fácil e prático um adulto interferir nessa tarefa.

Por mais que a rotina seja cansativa, os pais não devem deixar passar as oportunidades de aprendizado dos seus filhos, criando assim adultos mais independentes. Nessa lista trouxemos 6 coisas que você não deveria proibir as crianças de fazerem.

Confira!

1. Fazer tarefas por conta própria

Uma ótima forma de desenvolver a coordenação motora e o senso de responsabilidade é deixar as crianças tomarem suas próprias decisões em tarefas do dia a dia. De acordo com a idade do seu filho, deixe que ele faça certas tarefas da casa sozinho, ao invés de fazer tudo por ele. Lembre-se que o aprendizado está nesses momentos.

2. Expressar a criatividade

 

Explorar o lado criativo de uma criança vai além de invenções. Elas podem fazer muita bagunça ao expressar sua criatividade, e muita das vezes, os pais só pensam em proibir pois é o jeito mais fácil.
Se você impedir sempre uma atividade nova, significa que está proibindo a criança de desenvolver suas habilidades por conta própria.
Organize um ambiente seguro em casa e deixe seu filho brincar livremente nesse ambiente.

3. Expressar sentimentos e emoções

O choro é muito necessário na vida delas (se não for birra, claro), você pode até tentar consolar mas nunca diga que é proibido ou é feio chorar.
Da mesma forma, as crianças gostam de dar gargalhadas altas, às vezes dar gritinhos que expressam a alegria. Não proíba sempre, apenas quando for realmente necessário, pois essa proibição vai fazendo com que seu filho se torne uma criança com dificuldade em expressar emoções.

4. Escolher o que vai vestir

Deixar as crianças escolherem o que elas vão vestir vai além do visual. É claro que você precisa checar pra ver se ela não está indo por exemplo na igreja com uma fantasia do homem aranha, porém você pode separar algumas peças que combinam e deixar com que ela mesmo escolha as roupas a partir daquelas que você escolheu.

5. Se afastar de certas pessoas

Não ignore as vontades de não querer ter pessoas por perto dos seus filhos. Não o force a conviver ou compartilhar coisas com pessoas que ela não gosta.
Tente sempre perguntar os motivos que ela tem para não querer fazer parte mais da vida daquela pessoa. Se ele quer se afastar de algum colega ou adulto, é sinal que algo está errado.

6. Tomar algumas decisões

Pense em quais tipos de decisões da casa o seu filho pode dar uma opinião. Escolha coisas simples, como por exemplo: “você acha que devemos jantar macarrão ou sanduíche?” Deixar que os pequenos ajudem nas decisões da casa faz com que eles se sintam parte importante da família, faz com que eles se sintam valorizados e necessários, além de ajudar a desenvolver a capacidade de tomar decisões mais importantes ao longo da vida.

fonte: dicas online

Escrito por Juan Macial

Fundador do Diário Jovem e da Pardal Criativo.
Atuou como editor e designer em diversos projetos como Noiando, Ipaumirim.com, Rede Balada, IP Animes e PlayZone.
Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas pela Estácio e Marketing pela Cesumar.