O Porta dos Fundos lançou hoje, no dia 08 de junho de 2020 um vídeo que título diz muito mais do que as palavras dizem.
Parece meio confuso, mas a verdade é que o vídeo em resumo bem simplista mostra Nathália Cruz e Noemia Oliveira (as mulheres negras do Porta) começando uma nota de repúdio e conscientes de que a sociedade não às ouvirão, chamam Fábio Porchat e João Vicente de Castro dois homens brancos, co-fundadores do canal.
Onde eles tentam fazer a parte deles pra ajudar contra o racismo e no movimento #vidasnegrasimportam #blacklivesmatter, mas é ai que as coisas tomam tantas camadas que fica difícil saber onde é um humor sútil, onde é a nota de repúdio em si, onde são criticas ao posicionamentos dos brancos que as vezes tentam ajudar mas acabam caindo em certos erros.
Eu como homem branco me senti meio incomodado com o vídeo, é aquele tipo de coisa que tetamos racionalizar dizendo “mas também não é bem assim”, a verdade é que é sim assim.
Eu mesmo acabei nos últimos dias em algumas conversas dizendo coisas do tipo “mas não é só negro que sofre racismo, ele existe, mas tem situações que se aproveitam”.
Mas esse vídeo me fez lembrar que não muito tempo atrás quando sempre que um político era “derrubado” e alguém falava “tiramos fulano, depois vai ser beltrano” e uma outra pessoa sempre reclamava que “falam isso só pra nos convencer”.
A verdade é que o racismo é sim só um dos problemas da nossa sociedade e que outras etnias também sofrem preconceito, por exemplo os indignas. Mas se toda vez que for levantada uma bandeira, nós ao invés de apoiarmos para ajudarmos a mudança acontecer de verdade, só ficarmos levantando outras questão, só atrapalharemos.
Sei que terá pessoas que vão ver o vídeo e o texto e ainda sim vão dizer “mas todas as vidas importam”. E não estão erradas, mas o momento é de levantarmos uma discussão que é a forma como as pessoas negras são vistas e tratadas na sociedade.
Resolver um problema de cada vez é bem melhor do que só ficarmos tentando falar de todos ao mesmo tempo e não mudar nada.
#vidasnegrasimportam #blacklivesmatter