Não enfrentar a correria do trânsito, lidar com o chefe apenas por mensagens de texto ou videoconferências e poder trabalhar até mesmo de pijama. Ter um home office e executar todas as tarefas profissionais em casa trazem muitas vantagens, e algumas profissões modernas permitem isso.
Neste artigo, listamos algumas profissões que são flexíveis o bastante para o profissional não precisar sair de casa na realização do trabalho.
Tradutor
Basta um computador, dicionário e software adequado para o profissional já experiente em tradução. Com o advento da tecnologia, a internet possibilitou com que todo o trabalho de tradução de filmes, séries, novelas,programas de TV, artigos, documentos e muito mais fosse realizado no conforto do home office.
Dessa maneira, o profissional consegue trabalhar com a liberdade do freelancer, ou até mesmo ser contratado oficialmente por alguma empresa para realizar essa função.
Jornalista
O webjornalismo, ou simplesmente “jornalismo digital”, está em alta no ramo e a sua importância nos dias atuais é enorme. É inegável que a tendência para o futuro é o jornalismo seguir crescendo nas telas do smartphone e computador, e a demanda para os webjornalistas só deve aumentar.
Nesse caso, o profissional pode realizar muito de seu trabalho em casa, e não exclui a possibilidade de cobrir eventos in loco quando necessário. Tamanha flexibilidade é ideal para o freelancer, no entanto, ainda não é maioria o número de redações que contratam jornalistas para trabalhar apenas em casa.
Competidor de poker
Há duas décadas, o competidor que quisesse viver de poker tinha que comparecer a eventos ao vivo para competir em nível profissional. Isso mudou completamente com a popularização da internet.
Atualmente, é possível o competidor de poker viver apenas de seus resultados pela internet. Como no poker há diferentes modalidades com regras distintas, existem várias opções de especialização que tornam esse universo ainda mais amplo e cheio de oportunidades.
Para o competidor profissional de poker Rupert Elder, há muitos privilégios em trabalhar em casa: “Antes, nas competições ao vivo, eu precisava viajar muito e ficava entre sete a oito meses por ano fora de casa. Online, eu tenho a praticidade de exercer a minha profissão sem precisar trocar o pijama.”
Social media
O gestor de redes sociais, também conhecido como social media, está em ascensão junto com a globalização maior das redes sociais. Para esse profissional, ele precisa dominar as táticas de engajamento e encontrar soluções para aumentar o alcance da página em questão.
O social media não precisa ter domínio apenas das redes mais famosas como Facebook e Instagram. Ele também tem que encontrar soluções para outras, como Linkedin, Snapchat, etc.
Muitas vezes o gestor de redes sociais não precisa sair de casa para executar suas tarefas, salvo em ocasiões em que ele precisa cobrir de perto algum evento para inserir nas redes sociais do cliente.
YouTuber e blogueiro
O que antes era visto como uma profissão para o futuro a longo prazo já se tornou realidade. É crescente o número de pessoas que vivem do trabalho realizado no YouTube e nos blogs, algo que só tende a aumentar nos próximos anos.
Como se trata de um trabalho totalmente online, esse é um grande exemplo de que é possível ganhar a vida sem precisar colocar o pé fora de casa. Assim como o gestor de redes sociais, eventualmente o YouTuber e o blogueiro podem expandir o trabalho acompanhando de perto eventos ao vivo in loco — algo que depende muito da área de atuação.
Professor particular
O ensino a distância não para de aumentar no Brasil, e os professores precisam se adaptar a essa tendência que veio para ficar. As salas de aula estão dando lugar para as plataformas online.
Se antigamente o professor particular atendia os alunos em suas respectivas casas, atualmente isso não é mais necessário com o advento de plataformas de videoconferência e outras especialistas nesse assunto.
Escritor
Essa é uma das profissões mais antigas em que o profissional não precisa sair de casa para executá-la. Desde a época das máquinas de escrever o escritor podia se dar ao luxo de concluir o seu trabalho no conforto de sua casa.
Com a chegada de internet, isso ficou ainda mais evidente, pois agora muito do trabalho de pesquisa e checagem de informação podem ser realizados online. Dependendo do assunto em questão, o escritor pode concluir o seu livro apenas com o trabalho no home office.
Designer gráfico
Profissão ideal para freelancer, o designer gráfico muitas vezes também não precisa sair de casa para concluir seu trabalho. Ou seja, ele pode participar da diagramação da revista, ilustração de livro, criação de logotipo e muito mais — tudo pela internet.
É um trabalho que requer muita criatividade e expertise do profissional, e que na maioria das vezes é realizado exclusivamente no computador.
Outras profissões
É impossível mencionar todas as profissões que permitem com que o profissional possa trabalhar em casa, e essas listadas acima são algumas das principais. Outras também merecem menção: contador, desenvolvedor de games, editor de vídeo, revisor de textos e afiliado de produtos.
Com a modernização maior dos métodos de trabalho e a digitalização que não para de crescer, a expectativa é que cada vez mais novas profissões se adequem ao trabalho executado no home office.