A série de The Sandman pela Netflix ganhou uma sinopse oficial pela plataforma de streaming. A adaptação das aclamadas HQs de Neil Gaiman é descrita da seguinte maneira:
“Uma rica mistura de mitos modernos com fantasia obscura, na qual ficção contemporânea, drama histórico e lendas estão entrelaçadas, The Sandman acompanha a jornada das pessoas e locais afetadas por Morpheus, o Lorde dos Sonhos, conforme ele corrige os erros cósmicos — e humanos — que cometeu durante a vasta existência.”
A primeira temporada terá “10 episódios (mais um)”, de acordo com a Netflix. O primeiro será roteirizado por Gaiman, Allan Heinberg (showrunner e roteirista) e David Goyer (produtor executivo).
The Sandman tem um longo histórico de malfadadas tentativas de adaptações. Em entrevista de 2014, enquanto Gaiman discutia que atores ele gostaria para interpretar o protagonista de Sandman, o criador desse universo disse que, se dependesse dele, más adaptações não seriam feitas. “As pessoas vivem dizendo: ‘é um crime que nunca tenham feito um filme de Sandman’. Para ser honesto, várias vezes eu me joguei na frente do ônibus em decorrência de más adaptações ao longo dos anos”, disse Gaiman. “Eu apenas estou feliz por que nenhum filme ruim de Sandman foi feito ainda. Mas eu ainda tenho esperanças de que um bom filme será feito”.
Na época, especulava-se que o ator Joseph Gordon-Levitt seria o diretor, produtor e estrela do filme. Gordon-Levitt abandonou o projeto em 2016, citando a decisão da Warner Bros. de transferir suas propriedades da Vertigo Comics para a subsidiária New Line Cinema, bem como diferenças criativas. Outros trabalhos de Gaiman, como Good Omens e Deuses Americanos, receberam séries de TV bem-sucedidas, embora uma segunda temporada de Good Omens seja improvável, dado o formado de minissérie.
The Sandman conta a história de Morpheus, o Lorde dos Sonhos, e dos Perpétuos, um grupo de sete entidades comprometidas com o Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio.