Já se perguntou quais são as cobras mais venenosas do mundo? Algumas das mordidas mais perigosas no reino animal vêm de cobras. Embora nem todas as cobras sejam venenosas, algumas tem o potencial de infligir uma sentença de morte dentro de 30 minutos.
Aqueles que tem a infelicidade de serem mordidos por cobras descreveram sintomas agonizantes, como dificuldade para respirar, náusea, dormência e falência de órgãos. É uma maneira relativamente dolorosa de morrer. Mesmo que tenha sido desenvolvido o anti-veneno, que é responsável pela sobrevivência de muitos que são mordidos a cada ano, se não for tratada, as picadas de cobras venenosas ainda podem dar trabalho. Apresentamos abaixo 15 das cobras mais venenosas do mundo!
Jararaca
A jararaca é uma cobra venenosa que vive nas áreas ricas e densamente povoadas do sudeste do Brasil. Embora eles façam seu habitat principalmente em densas florestas tropicais perenes e decíduas, a picada de Jararaca em ambientes urbanos está bem documentada. Causa inchaço, sangramento sistêmico da pele e, em casos graves, morte por choque anafilático.
Víbora
A família das serpentes Viperidae é considerada um dos répteis mais venenosos do mundo. Eles geralmente comem pequenos roedores que elas caçam atacando e envenenando com neurotoxinas mortais e paralisantes. Em casos de mordidas em humanos, víboras às vezes estendem suas presas sem liberar qualquer veneno, dando uma “mordida seca” para que suas reservas de veneno não sejam esgotadas.
Mamba Verde Ocidental
A Mamba Verde Ocidental é uma cobra muito alerta, nervosa e extremamente ágil que vive principalmente nas regiões costeiras de floresta tropical, matagal e bosques da África Ocidental. Como todas as outras mambas ela tem uma mordida terrível. O veneno pode matar vários humanos em um curto período de tempo se não for tratado.
Mamba Verde Oriental
Como outras espécies de mamba, a mamba verde oriental é altamente venenosa, uma única mordida contém veneno suficiente para matar várias pessoas. O veneno afeta principalmente o sistema nervoso da vítima. As picadas progridem rapidamente para sintomas de risco de vida, incluindo paralisia respiratória e parada cardíaca.
Krait Many-Banded
A Krait Many-Banded está entre as cobras terrestres mais venenosas da Ásia. A espécie foi descrita pela primeira vez pelo cientista Edward Blyth em 1861. Seu veneno é potente o suficiente para matar duas dúzias de homens! A cobra tende a ser dócil, mas pode atacar e morder rapidamente em várias direções.
Cobra da floresta
Não tão notória quanto sua prima indiana, essa espécie ainda está muito alerta, nervosa e é considerada uma cobra muito perigosa. Quando se sentir ameaçada, ela assumirá a típica postura de advertência da cobra levantando a frente de seu corpo do chão, abrindo o “capô” e sibilando alto. Mordidas para os seres humanos são menos comuns do que outras cobras, mas uma mordida desta espécie ainda é uma emergência com risco de vida.
Taipan Costeira
A taipan costeira é muitas vezes considerada a cobra mais perigosa da Austrália. Elas são extremamente nervosas e alertas, e qualquer movimento próximo a elas pode desencadear um ataque. Como qualquer cobra, a taipan prefere evitar o conflito e vai escapar silenciosamente se tiver a chance, no entanto, se for surpreendida ou encurralada, defender-se-á ferozmente, seu veneno provavelmente matará você em poucos minutos.
fonte: minilua