O número de animais de estimação envenenados por chocolate duplica durante a Páscoa. E é nessa época que os donos dos animais devem ficar alertas.
Milhares de animais sofrem reações graves por conta da teobromina, um estimulante natural encontrado no cacau que afeta o sistema nervoso central e do coração, podendo matar um cão.
O perigo varia por conta do tamanho do animal e do tipo de chocolate consumido. Quanto mais escuro for a guloseima, mais teobromina estará presente ali. Enquanto os seres humanos possuem o metabolismo capaz de lidar com o estimulante, os animais de estimação podem sofrer vômitos, diarreia e desidratação.
A gerente de seguros de animais, Julie Constable, comenta que “com a aproximação do final de semana de Páscoa, as pessoas têm mais chocolate em casa do que de costume, e é preciso ficar atento e manter as guloseimas longe de cães e gatos”. “Se um animal de estimação se apossar de chocolate e comê-lo, seus proprietários devem contatar um veterinário urgentemente para aconselhamento”, concluiu.
Chocolate pode causar graves problemas de saúde em animais de estimação.
Fonte: Daily Mail