A criação de uma logo pode ser bem mais complexa do que imaginamos. Certas logos carregam histórias que muitos de nós não conhecemos.
Alguns destes símbolos inclusive já mudaram ao longo de sua história.
Trazemos neste post as histórias por trás de 10 logos bem conhecidas.
Ficou curioso?
Então dá só uma olhadinha:
1. WWF:
A logo representa a World Wide Fund For Nature, ou Fundo Mundial para a Natureza. A imagem possui um grande apelo visual, além de despertar o lado emocional do público. O urso da logo foi inspirado em um animal real, a panda gigante Chi-Chi, que viveu no zoológico de Londres, Inglaterra, de 1958 até seu falecimento, em 1972.
Post traz as histórias por trás de 10 logos bem conhecidas. A criação de uma logo pode ser bem mais complexa do que imaginamos.
2. SAMSUMG:
O nome do grupo que possui sede em Seul, Coreia do Sul, significa “três estrelas”, em coreano. Antes de surgir essa logo atual com o nome do grupo dentro de uma forma ovalada azul, a marca trazia as estrelas incorporadas.
3. Mitsubishi:
A logo que representa a fabricante de automóveis japonesa tem suas raízes na história do Japão. A imagem combina o brasão do clã Tosa, composto por três folhas, e o da família Iwasaki, representado por três diamantes. As três formas também simbolizam as ideias de confiança, integridade e sucesso. A palavra “mitsu” teria significado de “três” e a palavra “bhishi” seria o nome de uma castanha comum na Ásia (Trapa natans) que possui o formato parecido com o de um diamante.
4. Motorola:
Antigamente a logo trazia o nome da companhia grafado com fonte cursiva. A empresa foi criada por Paul V. Galvin em 1928, se chamava Galvin Manufacturing Corporation e se dedicava a fabricar conversores de eletricidade. Em 1930, a companhia fez seu primeiro rádio para automóveis chamado Motorola, em que “motor” se referia a carro e “ola” a som. A mudança de nome para Motorola ocorreu em 1947 e a logo em fonte cursiva foi a escolhida. Já o “M” estilizado apareceu em 1955, e os dois triângulos que formam a letra simbolizam a atitude progressista e a mentalidade de liderança da empresa.
5. SUBWAY:
Na logo, tanto a primeira letra como a última, ou seja, o “S” e o “Y”, possuem setas que representam a entrada e a saída do metrô. Subway é a forma como os norte-americanos chamam esse sistema de transporte. A imagem também simboliza a ideia de que os alimentos podem ser consumidos enquanto as pessoas seguem seus caminhos.
6. Lacoste:
Há uma lenda que diz que a imagem surgiu graças a uma aposta entre René Lacoste, um dos fundadores da companhia, e o capitão da equipe francesa da Copa Davis. Nos anos 20, René foi o melhor jogador de tênis do mundo, e o capitão do time fez a promessa de dar a ele uma mala feita com pele de jacaré caso o atleta ganhasse um importante jogo para a equipe. Após isso, a imprensa norte-americana passou a chamar René pelo apelido de “jacaré”, que posteriormente virou “crocodilo”. Provavelmente ele gostou da ideia, já que mandou bordar o bichinho em todas as camisas e paletós que usava em público. Na década de 30, René fundou a companhia de roupas e adotou a sua marca registrada como logo.
7. Nike:
A logo foi inspirada na mitologia grega. O símbolo representa uma das asas da deusa da vitória, Nice, que, em grego, é conhecida como Nike.
8. Bluetooth:
A palavra foi inspirada no sobrenome de um rei dinamarquês do século 10, Harald Blátonn Gormsson, que foi responsável por unificar a Noruega e a Dinamarca em um único reino. O fato é que o monarca não devia ter um sorriso muito saudável, já que foi apelidado de “Bluetooth” ou na tradução “dente azul”, em tradução livre. Já a logo foi inspirada pelas runas nórdicas que se assemelham à letra “H” (que se chama Hagall) e a “B” (chamada Bjarken), e o símbolo trazendo as duas letras combinadas representa a conexão que o Bluetooth estabelece entre dois dispositivos eletrônicos.
9. Yamaha:
A logo conta com três diapasões em seu interior, que simbolizam a produção efetiva, a tecnologia moderna e o sucesso de vendas, coisas que se refletem nos equipamentos e instrumentos que são fabricados pela Yamaha. Se você olhar com cuidado, irá perceber que os objetos se sobrepõem para formar um “Y” no interior do círculo.
10. BMW:
Essa logo homenageia à história da aviação, sendo composta por uma hélice em movimento sobre um fundo azul que representa o céu. Originalmente a BMW fabricava motores de avião e representou um importante papel produzindo os motores para a frota da Luftwaffe (como é chamada a Força Aérea da Alemanha) durante a Segunda Guerra Mundial.
Fonte: MegaCurioso