Um monotrilho é como qualquer outro trem – exceto que ele usa apenas um trilho ao invés de um par. Os comboios de monotrilhos começaram a ser produzidos no início do século XX. Os primeiros trens de monotrilho foram estabilizados por um giroscópio. Naquela época, o inventor queria estabelecer um sistema ferroviário de alta velocidade em toda a Europa, com sua nova invenção ferroviária.
Atualmente, a maioria do sistema de monotrilho está em operação na Ásia. Começando nos anos 80, os sistemas do monotrilho para o transporte de massas, tornaram-se mais e mais populares no Japão. Hoje, o monotrilho que funciona em Tóquio é um dos mais movimentados do mundo. A média é de 130.000 passageiros por dia. Desde que começou sua operação em 1964, estima-se ter transportado mais de 1,5 bilhões de passageiros. Em outras partes do mundo, pode-se encontrar monotrilhos principalmente em parques de entretenimento privados ou em aeroportos.
Um dos principais inconvenientes dos sistemas de monotrilho costumava ser especialmente nos seus primeiros dias a incapacidade de mudar de trilhos. Alguns dos primeiros monotrilhos, como o monotrilho suspendido de Wuppertal em Alemanha, têm um design que torna quase impossível mudar de um trilho a outro. O monotrilho de Wuppertal é de 1901 e ainda está em operação.
Muitos monotrilhos tentaram evitar este problema usando as trilhas circulares, formando um laço contínuo.
Os monotrilhos modernos do Japão, podem mudar rotas de forma extremamente eficiente e rápida. Assim, os monotrilhos no Japão podem operar com uma disposição usual das trilhas sem nenhuma preocupação especial para evitar a comutação de um trilho a outro.
Veja no vídeo como é feito este processo inteligente: