Um monotrilho é como qualquer outro trem – exceto que ele usa apenas um trilho ao invés de um par. Os comboios de monotrilhos começaram a ser produzidos no início do século XX. Os primeiros trens de monotrilho foram estabilizados por um giroscópio. Naquela época, o inventor queria estabelecer um sistema ferroviário de alta velocidade em toda a Europa, com sua nova invenção ferroviária.
Monorail por Scherl e Brennan do ano 1907, estabilizado por um giroscópio
Atualmente, a maioria do sistema de monotrilho está em operação na Ásia. Começando nos anos 80, os sistemas do monotrilho para o transporte de massas, tornaram-se mais e mais populares no Japão. Hoje, o monotrilho que funciona em Tóquio é um dos mais movimentados do mundo. A média é de 130.000 passageiros por dia. Desde que começou sua operação em 1964, estima-se ter transportado mais de 1,5 bilhões de passageiros. Em outras partes do mundo, pode-se encontrar monotrilhos principalmente em parques de entretenimento privados ou em aeroportos.
Monotrilho em Tóquio, um monotrilho de alta capacidade
Um dos principais inconvenientes dos sistemas de monotrilho costumava ser especialmente nos seus primeiros dias a incapacidade de mudar de trilhos. Alguns dos primeiros monotrilhos, como o monotrilho suspendido de Wuppertal em Alemanha, têm um design que torna quase impossível mudar de um trilho a outro. O monotrilho de Wuppertal é de 1901 e ainda está em operação.
Primeiro montrilho elétrico suspenso do mundo em Wuppertal, Alemanha
Muitos monotrilhos tentaram evitar este problema usando as trilhas circulares, formando um laço contínuo.
Monotrilho em Osaka com suas facilidades estendidas para comutação trilhos
Os monotrilhos modernos do Japão, podem mudar rotas de forma extremamente eficiente e rápida. Assim, os monotrilhos no Japão podem operar com uma disposição usual das trilhas sem nenhuma preocupação especial para evitar a comutação de um trilho a outro.
Veja no vídeo como é feito este processo inteligente:
Você precisa fazer login para comentar.