Não é novidade que as redes sociais são os maiores desafios quando o assunto é política, entre eleições e debates sociais, as redes tem uma influência gigante e complicada para todas as gerações. Mas a Gen Z entrega um desafio à parte: Eles estão desligando do Facebook e estão preferindo receber notícias políticas pelo Instagram, segundo pesquisa do Business Insider.
Alexandria Ocasio-Cortez, congressista na Câmara dos Representantes dos EU por NY – Ao vivo no Instagram em Abril deste ano.
Cerca de 65% dos entrevistados disseram ao Business Insider que checam o Instagram diariamente, com grande parte citando especificamente a rede como uma fonte importante para notícias políticas.
As redes sociais são os principais canais pela qual a Gen Z descobre o que está acontecendo no mundo, com 59% dos entrevistados listando as redes como uma fonte de notícias de primeira linha. No perfil foram entrevistados 1.884 pessoas, entre 13 e 21 anos, e realizada em parceria com a SurveyMonkey, Audience e Cint no período de 11 a 14 de janeiro de 2019.
Instagram reina supremo. Cerca de 65% dos entrevistados disseram que verificam diariamente a rede, com grande parte destacando o Instagram como fonte para notícias políticas.
A rede é citada não somente por ser o melhor lugar para seguir as contas oficiais dos candidatos a presidencia do US para 2020, mas também pelas contas de piadas (memes) que impulsionam o interesse pessoal de cada usuário.
Na foto acima temos a Alexandria Ocasio-Cortez, considerada a política da geração conectada e que melhor fala com a Gen Z, o candidato a presidência (democrata) do US Beto O’rourke fazendo uma transmissão ao vivo direto do dentista, e a candidata a presidência (democrata) do US Elizabeth Warren, respondendo perguntas enquanto relaxa em casa.
Os candidatos sabem do potencial e os problemas disto, não raro utilizam o aprendizado do Instagram, e demais redes não óbvias, para falar diretamente com seus eleitores e readaptar suas propostas. – Esses são apenas dados de uma geração, que sempre surpreende na mesma velocidade em que as redes sociais evoluem e atraem nossas atenções.
Fonte: update or die