Hoje em dia, quando alguém menciona que cruzou uma ponte, você logo pensa em algo feito de concreto, certo? Pois acredite, há lugares no mundo em que existem pontes totalmente diferentes.
Na Índia, por exemplo, existem pontes como essa que você vê na imagem. Elas se tratam de raízes de árvores vivas, no caso de seringueiras, trançadas. Na comunidade de Meghalaya, por exemplo, existe um exemplar exuberante de ponte viva, cujas árvores que a ladeia têm até 60 metros de altura!
Quem entende do assunto garante que elas podem suportar, tranquilamente, o peso de 50 pessoas. Mas, a estrutura sustentável leva de 10 a 15 anos para se tornar totalmente segura e funcional.
Segundo os estudiosos da região, essa foi a maneira encontrada há mais de 500 anos para conseguir pontes resistentes às fortes chuvas do lugar. Quando pensaram em trançar as raízes vivas, eles já haviam tentado construir inúmeras pontes de madeira que, no entanto, não aguentavam o índice pluviométrico do local e acabavam apodrecendo.
Fonte: fatos desconhecidos
Você precisa fazer login para comentar.