Uma nova forma de reduzir os efeitos da depressão em idosos é o uso da internet. Uma pesquisa elaborada nos EUA mostrou que 10 milhões de idosos sofrem com a doença por se sentirem sozinhos.
A professora Sheila Cotten, da Universidade de Michigan, coordena um projeto que avaliou aposentados por 6 anos. A pesquisa realizada com mais de 22.000 aposentados mostrou que os idosos de sentem muito sozinhos e não tem com quem conversar.
O contato com a rede social diminuiu em 30% os índices de depressão. Ela considera este estudo o mais abrangente do gênero.
As comparações foram realizadas em grupo, sendo que um usava a tecnologia, enquanto o outro não. Nos idosos que moram sozinhos, os níveis de depressão foram maiores. O surpreendente é que, em algumas pessoas, a doença continuou se manifestando sem reação a tecnologia.
Idosos que usam internet sofrem menos com depressão.
Segundo informações, isso aconteceu porque os idosos que usaram a tecnologia aliada a suas rotinas tiveram apenas um complemento que os ajudaram a distrair, melhorando a autoestima e saúde. Mas, os que não tiveram o uso moderado, receberam impactos negativos.
A pesquisa foi publicada no jornal de Ciências Psicológicas e Ciências Sociais da Universidade.
Fonte: Daily Mail