Cientistas descobriram um buraco negro com uma massa cerca de 12 bilhões de vezes maior que a do Sol, de acordo com publicação na semana passada pela revista britânica Nature.
O enorme buraco fica localizado no coração de um quasar ultraluminoso, um corpo celeste pequeno mas de intensa luminosidade, que radia em grande quantidade.
Os astrônomos consideram que o buraco tenha se originado 900 milhões de anos depois do Big Bang.
Cientistas descobriram buraco negro com uma massa cerca de 12 bilhões de vezes maior que a do Sol, localizado no coração de um quasar ultraluminoso.
Junto com a descoberta houve um estudo posterior, realizado pela universidade de Pequim e liderado por Xue-Bing Wu, professor do departamento de astronomia dessa universidade.
Xue-Bing e sua equipe acompanharam o quasar usando dados de projetos de inspeções, além e estudos como o SDSS (exploração Digital do Espaço Sloan) e o 2MASS (Reconhecimento em dois micrometros do céu completo).
Eles também usaram dados do estudo da Nasa Wide-Field Infrared Survey Explorer (WISE), projeto que lançou um telescópio espacial em 2009 para analisar a radiação infravermelha.
fonte: Exame