Caminhando ao longo da costa da Flórida, não é incomum ver aves marinhas pretas que alimentam seus filhotes com pequenos peixes.O problema da poluição nas praias (quase em qualquer lugar) está aumentando, e isso afeta todas as espécies que vivem no planeta, modificando nosso habitat e até mesmo a forma como se alimentam, o que é alarmante.
Uma mulher de 64 anos, chamada Karen, fotografou o momento em que um pássaro na praia de St. Pete, na Flórida, pegou uma ponta de cigarro e deu para seu bebê, para alimentá-lo. Essas imagens são realmente tristes.
Karen comentou:
“Este pequeno pássaro poderia ter engolido algo assim, e não há razão para as pessoas jogá-las no chão (jogue no lixo). Pontas de cigarro não são grandes. Você pode levá-las para casa para depois jogar fora. Se as pessoas podem levar seus telefones celulares, eles certamente podem levar um minúsculo cigarro com eles.”
Continuamos a pensar que nossas ações, como jogar uma ponta de cigarro, que na aparência é muito simples, não tem consequências, mas o problema é são milhões que acreditam nisso, e quando essas pequenas ações se multiplicara surgiram os problemas que vemos agora e que afetam espécies que não são responsáveis por isso.
A este respeito, Karen salientou em sua conta no Facebook:
“Se você fuma, por favor, não deixe suas pontas de cigarro por aí.”
“Essas aves se alimentam quando voam sobre a água com os bicos abertos. Quando a mandíbula toca em algo, a parte superior se fecha. Eles não vêem o que estão coletando. Esta mãe deve ter encontrado essa ponta de cigarro na parte superior da água.”
Thomas Novotny, fundador do projeto Cigarette Butt Pollution , contra a poluição com esse tipo de lixo, comentou:
“99% de todas as pontas de cigarros são compostas por um filtro que é feito de um plástico de origem vegetal que leva anos para se deteriorar, na realidade, nunca é completamente biodegradá.
fonte: minilua